domingo, 20 de março de 2011

Bethânia e as palavras

Assisti ao espetáculo homônimo a este post.
Como a própria Bethânia falou, é um luxo para a poesia ter a seu serviço ela, intérprete consagrada, e dois músicos, um dos quais o maestro que a acompanha há décadas.

Confusões acerca da Lei Rouanet à parte, quero comentar minhas reações ao ouvi-la e vê-la bem de perto.

O que vi e ouvi foi uma senhora pequeninha, aparentando uma certa fragilidade, em apenas alguns instantes tomar e prender a atenção de cerca de 400 pessoas com seu poder de sedução. Sim, sedução. Se ela é feia? É, para os padrões de beleza físicos, considero-a feia. Mas isso não importa. Feia ou bela, seduz e encanta com a potência de sua voz, com a arte que fala cada palavra na hora certa, com a entonação que lhe dá, à palavra, vida.
Ah, senhor@s leitor@s, falando em palavra que dá vida, não posso deixar de dizer que, passada a estupefação inicial de estar ali, em frente a Maria Bethânia, vendo-a dizer poesia (e dizendo com maestria), fui sendo tomado por tal encantamento que as palavras deixaram de ser meras palavras e lentamente passaram a ter vida, deixaram de ser meras ondas sonoras e transmutaram-se em matéria. Flagrei-me, entre espantado e tomado pela contemplação, flagrei-me, senhoras e senhores, querendo pegar aquelas palavras-matéria, senti-las em minhas mãos, minha pele, sentir sua forma e textura, seu cheiro, e então seu gosto, sim, senhoras e senhores, seu gosto, pois estava eu a querer comer as palavras, como se alimento fossem, e eu, ser humano, fosse capaz de degluti-las, digeri-las e ter meu corpo por elas nutrido. Sim, sim, senhoras e senhores, eu queria comer palavras e aos poucos ter meu corpo feito poesia, ser meu corpo a própria poesia.

Mas logo vieram as palmas e despertei de meu devaneio.

ah, senhoras e senhores, todavia, eu fui aquele, pois contemplei.

Um comentário:

caca disse...

DIOGO,
FIQUEI MUITO CURIOSA PARA VER O QUE ESCREVES...FUI NO TEXTO EM QUE FALAS DA BETHÂNIA,PORQUE QUERIA SABER COMO VÊ E ENTENDE A SUA ARTE...
DÁ PARA PERCEBER QUE VOCÊ SE PRENDE ÀS PROFUNDIDADES DE GESTOS E PALAVRAS, DO COMO SOAM AOS SEUS OLHOS...GOSTO DO SEU SENSO ESTÉTICO...DO QUE ACHAS BELO...

JÁ LI OUTROS TEXTOS SEUS, ESTOU LHE CONHECENDO AOS POUCOS...TAMBÉM, AMO POESIA E MÚSICA,ALIAS ARTE EM GERAL.
CARMINHA