quarta-feira, 2 de março de 2011

Música clássica

Fui ontem a um concerto de música clássica, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no Museu Inimá de Paula. Entrada franca.
Não peguei o programa, portanto não sei precisar quais peças ouvi. Lembro que os compositores eram Wagner, Schumman (acho que a peça se chamava Concerto para Violino em Ré Menor, mas não tenho certeza) e Hayden (é assim que se escreve?).
Enquanto ouvia a orquestra, fui transportado para milhões de lugares. Senti mil coisas diferentes e tive outras mil ideias. O único problema é que todas as sensações e sentimentos não podem ser descritos. São coisas sem nome. São linguagem sem palavra. Mas, e daí?
O fato é que contemplei, e contemplando eu fui feliz, e fui triste, e fui rei, plebeu, uma vaca pastando, um automóvel, fui tosco, fui grande, fui etéreo, eterno, errado e errante, luz, mistério, coelho pensante...

Pensando nisso tudo, ontem demorei para dormir, me perguntando por que as pessoas não gostam de música clássica?
Levantei uma hipótese: por preguiça.
Preguiça? É, sim, preguiça.
Mas não é só ficar ouvindo?
Não, senhoras e senhores, não é só ficar ouvindo. Aí é que está a questão. Volte um pouco e leia quantas coisas eu fui, lá, sentado, ouvindo. E as reticências significam continuidade e um convite, leitores, a preencherem a lacuna que deixei.
A preguiça, desse modo, é de ser. Quem ouve música clássica, não permanece. Nâo é. Está sendo. E, como escreveu Hilda Hilst, "ainda que o trem se mova, tu não te moves de ti", a identidade é itinerante.
Portanto, concluo que quem não gosta de ouvir música clássica - não só música, outras coisas também... - é por preguiça de ousar ser, de ousar sentir, de ousar ousar... E mudar.

Um comentário:

caca disse...

DIOGO,
AGORA SOBRE A MÚSICA CLÁSSICA:
NOSSA, SUA VISÃO É IGUAL A MINHA:
ADORO MÚSICA CLÁSSICA, VIAJO ENQUANTO AS OUÇO!!GOSTO MUITO DE OUVI-LAS DE OLHOS FECHADOS,PARECE QUE OUÇO MELHOR AS SUTILEZAS, AS DELICADEZAS...
REALMENTE , NÃO GOSTAR DE OUVIR MÚSICA CLÁSSICA DEVE SER POR PREGUIÇA OU PORQUE O REFINAMENTO INCOMODA...
TEM GENTE QUE NUNCA OUVIU E DIZ QUE NÃO GOSTA...PÔDE??
BEIJOS, CARMINHA.